quinta-feira, 30 de abril de 2015

Genesis - Bernard Beckett (31)

Leitura Mágica 2015 - Abril

Desafio proposto pelo Blog Scrap pelo Brasil. São dois livros por mês com vários temas. Este mês os temas foram: Romance de época e ficção científica.




Tema: Ficção Científica
Livro: Genesis
Autor: Bernard Beckett
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 173
Ano de publicação: 2009

Sinopse:
Na ocasião em que a Terra foi arrasada pela Peste, os sobreviventes reuniram-se em uma nova sociedade. Separados do mundo exterior por uma cerca em pleno oceano, vivem em absoluto isolamento – aviões que se aproximam são abatidos; refugiados, executados. Até que um soldado escolhe romper com as regras e, em vez de disparar, resgata das águas uma menina. Seu nome é Adam Forde. Ele muda para sempre o curso da História.
Anaximandra, uma jovem de 14 anos, estudou a fundo esses dados históricos. Numa sala com pouca luz ela está sentada diante de três Examinadores para uma exaustiva prova de quatro horas. Adam Forde, seu herói, morto há bastante tempo, é o tema do exame. Se aprovada, ela será admitida na Academia – a instituição de elite que governa aquela sociedade utópica. Anax, porém, está prestes a descobrir que nem tudo consta dos registros acadêmicos. Há fatos, imagens, arquivos a que nem todos têm acesso. Antes que a avaliação termine, virão à tona o obscuro segredo da Academia e a realidade assustadora daquele admirável mundo novo.
Inquietante e de uma ingenuidade encantadora, Gênesis conduz a um futuro em que antigas – e eternas – questões filosóficas se chocam com o avanço tecnológico – quando o significado de ser humano, ter consciência e ter alma tornam-se questões centrais.

Eu demorei muuuito para ler este livro pois não gostei muito. Impressão que mudou um pouco nas últimas páginas, o que me deu vontade de ler o livro novamente com esta nova visão que aparece no final. Talvez eu vá ler mas agora com bem mais interesse.
Há também o filtro na leitura: não é um estilo literário que me agrada! Então já fui com pedras na mão ler o livro... Assim fica difícil de gostar da obra que for... Tanto que antes desse comecei a ler "O fim da eternidade" de Isaac Asimov, este eu não passei do terceiro capítulo, e olha que é um autor super aclamado do gênero. (Não sei se terminarei de lê-lo...)

Até breve
Hélvia Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário