domingo, 31 de julho de 2016

A Bibliotecária de Auschwitz - Antonio G. Iturbe (21)



Mais um livro lido neste mês. Este foi o tem do desafio deo Skoob do mês de Abril, mas este desafio eu não consegui ler quase nenhum livro até hoje, estou super atrasada por isso desisti de participar, Mas vou ler os livros que selecionei com os temas proposto.



Tema: Livro sobre o Holocausto
Gênero:  Romance Baseado numa história real
Título:  A Bibliotecária de Auschwitz
Autor:  Antonio G. Iturde
Editora:  Haper Collins BR
Número de Páginas: 368
Ano de Publicação:  2014
Formato:  Ebook


Sinopse:
Muitas histórias do horror e sofrimento testemunhados dentro dos campos de concentração nazistas são contadas e recontadas, já estão gravadas e arquivadas. É difícil, nesses relatos, encontrar atos de esperança e força diante de todo o mal registrado durante o Holocausto. 'A Bibliotecária de Auschwitz' é um livro diferente. É uma história verdadeira e cheia de detalhes a respeito de um professor judeu, Fredy Hirsh, que criou uma escola secreta dentro do bloco 31. no campo de concentração de Auschwitz, dedeicando-se a lecionar para cerca de 500 crianças. Criou também uma biblioteca de poucos volumes com a ajuda de Dita Dorachova, uma menina judia de 14 anos que se arriscava para manter viva a esperança trazida pelo conhecimento e escondia os livros embaixo do vestido. É um registro de uma época sofrida da História, mas que também mostra a coragem de pessoas que não se renderam ao terror e se mantiveram firmes usando os livros com 'arma'.


O livro me surpreendeu! Esperava um livro bem mais pesado e sofrido, visto que foi assim que as coisas aconteceram. Mas como a sinopse mesmo disse: "é um livro diferente". Não que não tenha sofrimento e horrores, mas o foco é na esperança e na força de alguns personagens!
Tem sua parcela bem pesada mas no geral é um livro mais leve de se ler, levando em consideração tudo o que aconteceu por lá.
Recomendar? Não sei. depende do que se espera encontrar em um livro sobre o Holocausto. Mas para quem nunca leu e quer começar a ler sobre o assunto, acho que é uma boa porta de entrada: tem o terror como pano de fundo mas sem focar especificamente nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário