quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Devoradores de Mortos - Michael Crichton (26/60)






Livro lido para dois desafios: Esquecidos na estante (Escolhido pela capa); e Livros e Tal (Suspense)





Tema: Suspense, Terror ou Thriller / Escolhido pela capa
Gênero:  Ficção / Horror e Mistério
Título:  Devoradores de Mortos
Autor:  Michael Crichton
Editora: Rocco / L&PM Pocket
Número de Páginas: 106
Ano de Publicação:  2009
Formato: eBook PDF


Sinopse:
Em 'Devoradores de mortos', Michael Crichton traz ao leitores um relato sobre a vida dos vikings. Ele parte de fragmentos do mais antigo documento sobre o assunto - o raro manuscrito de 922 do árabe Ahmad Ibn Fadlan, emissário do califa de Bagdá que visitou o povo nórdico.
A vida desse povo é narrada de forma inédita, jamais vista pelos ocidentais. Amantes dos mares, dos oceanos e das perigosas navegações, os vikings são apresentados não mais como bárbaros, mas como um povo desbravador e destemido. Conquistadores de muitos povos, seus bandos se espalharam por um imensa área e vários nomes de tribos suas foram deixados como herança em diversos pontos do planeta, como a Rússia, derivada da trivo de Rus.
O autor propõe ao leitor uma verdadeira viagem no tempo, da qual o ponto alto é o inquietante episódio em que os vikings teriam sido atacados por seres peludos e animalescos, extremamente agressivos - os misteriosos devoradores de mortos.


Escolhi o livro em um site que eu baixo livros pela capa colocada no início deste post que eu gostei, mas depois procurando mais informações do livro encontrei esta capa abaixo, que gostei também mas acho que eu não teria escolhido esta.


Eu achei o livro um pouco fantasioso para quem quer escrever sobre uma população que realmente existiu, e isso fica claro ao final do livro, não foi só impressão minha não.
Achei o livro meio chato até a metade, muito parecido com livro de história: fatos, fatos, fato... Depois fica bom, mas também fica fantasioso. E também não gostei de algumas características que forma usadas para retratar os vikings ("são a raça mais imunda que Deus já criou. Não se limpam...) , não bate com a minha idéia dessa civilização. Mas que me deixou curiosa para pesquisar mais sobre eles e descobrir sobre o que nesse livro bate com os fatos.
Escolher livro apenas pela capa é isso, nunca se sabe o que vai encontrar...

Boas leituras
Hélvia Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário