segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Irene - Pierre Lemaitre ( 28)



Livro para este desafio com o tema do mês de Agosto, que era um livro com apenas uma palavra no título. Como não tinha mais nenhuma especificação escolhi meu gênero preferido.



Tema: Título com apenas uma palavra
Gênero:  Romance Policial
Título:  Irene
Autor:  Pierre Lemaitre
Editora: Universo dos Livros
Número de Páginas: 400
Ano de Publicação:  2015
Formato: eBook PDF


Sinopse:
Para o comandante Camille Verhoeven, a vida não poderia estar melhor: ele tem um casamento feliz e está esperando o primeiro filho com a amável Irene.
Mas sua rotina agradável é interrompida por um assassinato cuja brutalidade choca toda a Brigada Criminal. O caso se torna ainda mais sombrio quando são encontradas similaridades entre o crime e o assassinato hediondo relatado em Dália Negra, um romance policial de James Ellroy, publicado em 1987.
A imprensa, então, apelida o assassino de "O Romancista" e a investigação do caso se desenvolve com os dois homens - o comandamte Verhoeven e O Romancista - sob o olhar público, e um está determinado a ser mais inteligente do que o outro. No entanto, só é possível haver um ganhador: aquele que tem menos a perder.



Gostei do livro, apesar do início cansativo. Mas aos poucos a história vai se tornando interessante. Não gostei muito do final, mas ele é totalmente coerente com o andamento do livro.
Descobri, depois de ler, que este livro faz parte de uma trilogia. Vou ver se encontro os outros.

Procurando a sinopse para copiar aqui, encontrei um blog que descreve perfeitamente o que eu achei do livro, segue abaixo a descrição que o autor do blog fez. 

"Irene cumpre o que promete. As cenas dos assassinatos descritos no livro são muito bem detalhadas e densas, isso sem contar que os crimes são muito bem elaborados e sangrentos. O nível de descrição dos crimes faz o leitor sentir como se estivesse lendo um relatório policial. O trabalho dos agentes da Brigada Criminal é minuciosamente descrito, assim como as características dos membros da equipe, nos dando a impressão de fazermos parte da investigação.
De fato o ritmo do livro acompanha o da investigação retratada na obra: lenta e especulativa no início e frenética quando o grande emaranhado de nós atados pelo assassino parece começar a se desfazer sob os esforços de Camille e seus colaboradores. Essa “lentidão” inicial pode pesar contra a obra, pois leitores impacientes podem se sentir tentados a deixar a leitura de lado por alguns momentos."     http://noitesinistra.blogspot.com.br/


Boas leituras
Hélvia Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário