segunda-feira, 13 de março de 2017

A Catedral do Mar - Ildelfonso Falcones (09/60)



Livro lido para este desafio do Grupo Livros e Tal 2017 no Facebook





Tema: Romance de Época
Gênero: Romance Histórico
Título: A Catedral do mar
Autor:  Ildelfonso Falcones
Editora: Rocco
Número de Páginas: 589
Ano desta Publicação:  2007


Sinopse:
Século XIV. A cidade de Barcelona encontra-se no auge da prosperidade: cresceu até o humilde bairro dos pescadores, cujos habitantes decidem construir com o dinheiro de uns e o esforço de outros, o maior templo mariano conhecido: Santa Maria do Mar. Uma construção paralela à desditos história de Arnau, um servo da terra que foge dos abusos do seu senhor feudal e que se refugia em Barcelona. Daqui se torna cidadão e, assim num homem livre. O jovem Arnau trabalha como estivador, palafreneiro, soldado e cambista. Uma vida extenuante, sempre à sombra da Catedrqal do Mar, que o tirará da condição miserável de fugitivo para lhe dar nobreza e riqueza. Mas com esta posição privilegiada chega também a inveja dos seus pares, que tramam uma sórdida conspiração que põe a sua vida nas mãos da Inquisição... Lealdade e vingança, traição e amor, guerra e peste, num mundo marcado pela intolerância religiosa, a ambição material e a segregação social. Um romance absorvente, mas também uma fascinante e ambiciosa recreação das luzes e sombras do mundo feudal.


AMEI!!! É um livro fantástico! Todo ele contruído em cima de fatos históricos, no leva de volta a uma época de servidão e segregação social, e muitas guerras. Muito bem escrito, nos traz toda a emoção da época. Uma história ficcional de amor numa época tão conturbada e sofrida.
O livro me fez ter raiva, sorrir sozinha, chorar... Não dava vontade de parar de ler.

Procurando a sinopse deste livro achei este comentário que descreve tão bem o livro:

"A Catedral de Santa Maria Do Mar é um templo gótico construído em uma Barcelona medieval no séc. XIV. "A igreja do povo, construída pelo povo e para o povo", este foi o espírito impresso em sua construção e ao ler o livro percebe-se o quão verdadeira é a citação. A catedral do Mar levou 55 anos ininterruptos para ser erguida, cada pedra foi carregada, esculpida e sedimentada pelos fieis mais humildes, a fé e a devoção foram o alicerce destes homens.É uma história emocionante, onde junto com os personagens, realmente vivenciei as dificuldades de sobreviver em uma época tão conturbada e a impossibilidade de lutar contra a miséria e a servidão. A segregação social era tratada com naturalidade e as diferenças vistas como uma dádiva concedida apenas aos merecedores....Nobres de sangue.O protagonista, Arnau Estaniou, é cativante. Sua história de amor e sacrifício junto a construção da catedral é comovente. Se opõe ao orgulho e a soberba, sempre agindo com justiça e a favor dos humildes.Com uma narrativa detalhada e rica em relatos históricos, Ildefonso Falcones, me proporcionou uma leitura arrebatadora e voraz. Sentidos são aflorados, feridas quase cicatrizadas são reabertas, desencontros, ambição e vingança, foram alguns dos sentimentos experimentados.Revela o apogeu de uma Barcelona próspera, mas profundamente doente. (...)"
www.lendonasentrelinhas.com.br 



Este foi o prmeiro livro do autor. Gostei tanto que já adiquiri os outros dois livros do autor: A mão de Fátima (2009), e A Rainha Descalça (2013), que serão lidos para este desafio.
Recomendo!!!


Boas leituras
Hélvia Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário